Pular para o conteúdo principal

Ensino Digital

 Palavras do autor

                 Não é possível hoje viver sem um mínimo de tecnologia. Em qualquer região do Brasil, se você está aqui lendo estas palavras, a internet chegou até você e junto dela todo o conhecimento que vamos obter juntos nesta disciplina. Apesar de estar presente em grande parte do país, muitas são as regiões e muitas são as escolas que ainda não utilizam a internet como um recurso pedagógico com o objetivo de aprimorar a forma como cada aula é ministrada. Além de pensarmos na realidade brasileira, nesta disciplina, vamos refletir sobre um ponto ainda mais importante: Qual é a relação entre educação e tecnologia? 

               Para esse estudo, estarei aqui te auxiliando com vários conceitos e conteúdos fundamentais para nossa reflexão. Neste livro, você terá contato com inúmeras informações sobre tecnologia, educação, os desafios modernos dentro da sala de aula e os recursos e novas tecnologias disponíveis para tornar uma aula de Português, Matemática, Ciências Sociais, Artes, Psicologia ou qualquer outra disciplina elementar do currículo escolar ainda mais atrativa e completa. 

          Para que você termine esta disciplina "conhecendo os recursos tecnológicos e suas aplicabilidades em espaços educativos formais e não formais", competência geral que desenvolveremos juntos, passaremos por quatro unidades. Na primeira iremos nos deparar com o conceito de tecnologia, sua história no mundo, sua realidade no Brasil e os desafios contemporâneos dos professores frente a este mundo moderno. Na segunda unidade, trataremos de comunicação, as formas de se comunicar, os possíveis ruídos, os meios de comunicação (Jornais, revistas e sites de notícia) e a inclusão digital. Na terceira unidade, vamos discutir o uso pedagógico das ferramentas e recursos tecnológicos. Quando chegarmos lá, iremos conhecer as novas tecnologias para a educação, os tipos de ferramentas, entre elas, o computador e o celular, os softwares educacionais existentes e seus usos. E, por fim, quando estivermos quase nos despedindo, teremos uma unidade inteira para discutir as possibilidades que a internet traz como um recurso tecnológico a ser aplicado na sala de aula. 

             Embora esse caminho trilharemos juntos, uma parte importante será feita apenas por você. Estou falando dos seus estudos. Não se contente com as páginas deste livro nas quais iremos dialogar, vá além sempre que possível. Você irá reparar que há várias indicações de leituras, além da bibliografia geral do livro. Acessar indicações, ler esses textos atentamente e tirar todas as suas dúvidas quando possível faz parte de processo de ganho de conhecimento que só depende de você. E conhecimento como você deve saber, é algo que ninguém vai lhe tirar, nunca. Parafraseando o cantor e compositor brasileiro Geraldo Vandré: Vem, vamos embora, que esperar é não conhecer! Quem sabe faz a hora e começa a estudar já!

De: Ailton Alex Contin e Rosângela de Oliveira Pinto - Educação e Tecnologia KLS - Editora e Distribuidora Educacional SA, Londrina - PR, 2016.

Em: 01/08/2021

Por: Diretora, Redatora de Consultas Sênior em Gestão, Pleno em Contábil e Júnior em Jurídica
       Gerente Administrativo, Consultor Empresarial e de Recursos Humanos
       Gerente Comercial, Consultor de Vendas e Marketing
        Supervisor de Atendimento 
Confira em nossa loja virtual nossos produtos: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos humanos

Durante a idade moderna o governante não respeitava a população. Com a passagem para a idade contemporânea foi criando-se o desejo de estabelecer normas. Ainda na idade moderna, em 1689, a Declaração de Direitos Bill of Rights, discorria sobre os direitos dos ingleses na Inglaterra. Na idade contemporânea, 1776, ocorreu uma revolta dos colonos ingleses contra o governo. O que resultou na Declaraçã o de Independência dos Estados Unidos. Em 1789, durante a revolução francesa, houve uma manifestação da burguesia (empreendedores) em busca de Direitos. Essa revolta foi chamada de Juramento do jogo de pela. Desde a idade antiga quem detinha o poder era Deus. Partindo da Doutrina do Direito natural (Deus criou tudo, então ele manda). Porém com a passagem do tempo a religião não conseguia mais controlar as ações humanas. Desse modo, seguindo o Direito natural, foram formados os direitos fundamentais. Embasado na obra de Charles Louis de Montesquieu (O espírito das leis), que citava “As leis sã...

Preço e Valor

Artigo Científico literário:  Preço e Valor de Produtos e Serviços: Uma perspectiva contábil/financeira e econômica.   1 INTRODUÇÃO   Comprar é o ato humano de satisfazer uma necessidade ou desejo. Sempre que o produto ou serviço suprir uma necessidade trata-se de um item indispensável a sobrevivência. Caso seja para atender mero desejo é um requisito essencial ao bem-estar do indivíduo. Existem umas necessidades e desejos mais primordiais do que outros, uma vez que existem compras que não podemos deixar de efetuar, não só por gerar um sentimento de tristeza como também por questões da própria humanidade. Um ponto de fundamental importância abordar é a questão do preço e valor. O preço é o valor monetário que custeará a aquisição do bem. O valor é o benefício gerado pelo produto na vida do cliente. O desembolso pecuniário paga os gastos proferidos na produção e venda. O valor é o significado que aquele bem tem para o cliente e isso é gratuito! Então podemos fala...

Diferença entre Cargo, Função e Tarefa

 O cargo é a ocupação do funcionário, a função é  o que o funcionário faz e as tarefas são as atividades da função. Exemplo: Cargo=Digitador. Função= Escrever. Tarefas= Ler o texto, transcrever para a máquina e salvar o arquivo. Em: 20 de Agosto de 2025  Por: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos