No contexto histórico e político do Brasil, houveram várias fases vivenciadas pela saúde pública. No período colonial predominava o saber popular e religião. No período imperial iniciou-se a urbanização e organização da saúde pública pelo estado. Já na república surgiram campanhas sanitárias marcadas pelo higienismo. A reforma sanitária na década de 1970 trouxe transformações para a área da saúde e envolvia melhoria nas condições de vida.
No império houve o combate a epidemias e vacinação. Na República a ciência se desenvolveu e surgiu a Medicina Previdenciária. Durante o Brasil Colônia praticamente não havia política pública voltada para a área da saúde. Os profissionais habilitados eram poucos e insuficientes para resolver os problemas de saúde dos mais comuns. Os físicos (como eram chamados os médicos) estavam disponíveis apenas para a elite branca, à maioria da população restavam curandeiros e religiosos.
A lei 8080/1990 que criou o Sistema único de Saúde - SUS teve um processo lento e embora com várias portarias ainda permanecem aspectos não superados como garantia de financiamento adequado e atenção básica.
Em: 29/06/2021
De: Especialização em Saúde Pública: Política, Planejamento e Gestão - Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Por: Diretora, Redatora em Consultas Sênior em Gestão, Pleno em Contábil e Júnior em Jurídica.
Confira em nossa loja os produtos digitais disponíveis: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website
Aproveite para conhecer também uma loja com 27 medicamentos recém lançados e mais 23 cosméticos de pele e cabelo: https://shoppingfarmanatuc.wixsite.com/my-site
Comentários
Postar um comentário