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A Chave do Cadeado Mundial

                             Em época de crise muitos gestores e empresas do mundo inteiro preocupados com a queda nos lucros e o futuro incerto de suas organizações se perguntam: - Como contornar a crise econômica, devolver a estabilidade financeira e reativar o mercado? Os produtos ofertados entre os concorrentes varejistas são os mesmos e nas indústrias muitas ações são semelhantes, os preços se diferenciam pouco e as margens de lucros são apertadas na maioria dos setores. Como se diferenciar e ser a exceção da regra? Muito tem se falado de economia, marketing, gestão, finanças etc., tudo isto é e sempre será importante, mais que isto, fundamental para um empreendimento por menor que ele seja, mas neste momento quero atentar para um conceito muito discutido, o conceito de qualidade. Será esta a chave para abrir este cadeado econômico mundial? O que pode diferenciar uma empresa de outra é a qualidade. 

                          O que é qualidade? De acordo com a ISO (International Standardization Organization), uma organização situada na suíça e responsável pelas normas de qualidade em diversos setores no mundo inteiro, qualidade é "Adequação ao uso. É a conformidade às exigências."Porém prefiro a forma mais literal do brasileiríssimo dicionário da língua portuguesa Michaelis, veja: - Qualidade é "atributo, condição natural, propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais; maneira de ser, essência, natureza."

                        Vamos atentar para a parte que define qualidade como "propriedade pela qual algo ou alguém se individualiza, distinguindo-se dos demais". Percebemos que qualidade é ser diferente. Não basta apenas ser diferente, pois fazer diferente é fácil, o difícil é fazer a diferença. 

                         Afinal, como fazer que o cliente note essa qualidade? Nem sempre é preciso ter o melhor produto (isto ajuda), mas o que realmente se torna necessário para superar as expectativas do cliente é o serviço. A partir do momento que seu produto (tangível ou intangível) atende o que promete você terá suprido as expectativas do cliente, porém a partir do momento que lhe acrescenta qualidade através do bom atendimento, cordialidade, empatia e um pós venda sem interesses comerciais, apenas demonstrando que se preocupou com sua satisfação, terá chance de fidelizá-lo.

                           Fidelidade vem com a qualidade, assim como a surpresa vem com o McLanche Feliz da multinacional McDonalds, lembrando que estamos associando qualidade ao fato de "fazer diferente" que analogamente se refere ao atendimento e o serviço, e não ao sabor ou nutrição do lanche, que são questionáveis. O que mais agrada uma criança do que um brinquedo? As crianças pouco se importam com o lanche, mas sim com a surpresinha que virá com ele. 

                         De um dos símbolos do capitalismo à essência pragmática da fé cristã, Jesus Cristo já nos dizia: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo". Isto nos leva a pensar: - Você compraria o produto que vende ou gostaria de receber o atendimento que tem dados aos seus clientes? O vendedor sábio sonda as reais necessidades do seu cliente e não empurra produtos e serviços, mas presta consultoria aos mesmos. Lembrando que nossos clientes não são somente os que fazem um pedido e nos ajudam a bater a meta, mas todos os próximos ao nosso redor sejam dentro ou fora da empresa. 

                        Ser vendedor independe da profissão, é uma questão de relacionamento e network. É bom sermos sempre agradáveis aos nossos clientes mesmo quando eles não tenham intenção de comprar, pois um dia poderão fazer negócio ou até trabalhar juntamente conosco. Sua ligação tem que ser prazerosa e não enfadosa ou apenas um compromisso profissional. 

                        Sejamos otimistas, pois não há tempestade que não passe. As águas se renovam com o movimento. Por isto procuremos fazer a diferença no dia-a-dia, não aceite o conformismo, quem duvida que possa já não pode.Vamos focar na qualidade, com coragem, perseverança, longanimidade, fé e amor. Quem não ama o que faz, só anda para trás.  

De: Matheus Gabassi.

Por: Diretora, Redatora de Consultas Sênior em Gestão, Pleno em Contábil e Júnior em Jurídico.

        Gerente Administrativo, Consultor Empresarial e de Recursos Humanos. 

        Gerente Comercial, Consultor de Vendas e Marketing. 

Em<21 de Fevereiro de 2021>

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