Pular para o conteúdo principal

Segmentação e Nicho de Mercado

                        Atender a demanda de mercado é um dos objetivos de cada organização, mas saber que não há como dar a mesma atenção a todos os consumidores, que compõem este mercado e não são da sua empresa, faz com que metas sejam traçadas. Uma das primeiras coisas que uma organização deve entender é que não atenderá todo o mercado, por não ser uma tarefa fácil e porque este é o maior erro que a empresa pode cometer, desta forma a empresa pode segmentar um mercado, estudá-lo e ofertar os melhores produtos ou serviços para seu público - alvo. 

                        O público - alvo tem desejos que são atendidos pelas organizações, sua demanda permite que um mercado cresça e se desenvolva continuamente, e as organizações precisam entender melhor quais são os desejos dos clientes, realizando pesquisas e analisando os dados coletados. Mas é interessante estudar não só o cliente, a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou serviços é essencial, aprender com os concorrentes é uma forma de desenvolver suas competências e fazer com que o cliente se torne fiel. 

                   Além de conhecer muito bem o mercado é fundamental embasar as estratégias em pesquisas, iniciando o processo através dos custos que serão envolvidos para disponibilizar ao cliente novos produtos, e muitas empresas não se dão conta de que os estudos prévios facilitam todas as ações. Só que algumas empresas se iludem ao imaginar que atenderão todo o mercado, um sonho que não permite avaliar corretamente o que deve ser feito e que não permite se concentrar em um único foco, porque todos os clientes tem desejos diferentes e sem segmentar o mercado é impossível atendê-lo.  

                      Diante das inúmeras variáveis que cada empresa deve analisar é importante fazer análises dos pontos fortes e fracos, descobrir quais são as oportunidades e ameaças. Outro ponto importante para estudar é se preparar para lidar com a  concorrência, pois todas as ações de cada organização interferem diretamente no desempenho das demais. 

                    A melhor forma de lidar  com todas as possibilidades é estudando-as corretamente, mas consomem tempo e muitas empresas não o fazem, porque as organizações não sabem planejar, resolvendo todos os seus problemas  com o achar. Assim é possível notar que se não há planejamento os sonhos acabam se transformando em pó, deixando de atender uma pequena fatia de mercado para tentar conquistar todos os consumidores do planeta, porque não conseguem mensurar as suas condições e realizam sua ações com base em feelings (sentimentos). Mas se você imagina que é possível alguém fazer tudo com feelings deve estar se referindo ao cantor Morris Albert, pois é a única pessoa do planeta que vive de feelings. 

De: Rafael Mauricio Menshhein. Demandas e Consumidores em Marketing - 14/11/2007.

Por: Gerente Comercial, Consultor de Vendas e Marketing.

Escrito em: 29/10/2020

Visitem nossa Loja Virtual e conheçam nossas soluções em Marketing e outras áreas: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia - Shopping Farmanatucos Produtos Artesanais

  Arando combate infecção urinária e previne pedra nos rins. Disponível em:   https://shalomnature.pt/arando-combate-infeccao-urinaria-e-previne-pedras-nos-rins/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1MRDE6xVZu8j7nGncgBsLmEf6N3eWbG5W0KVKeJzaG4Z3C97bjEbhmeYo_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw     Arando o que é, para que serve e como usar? Disponível em: https://www.tuasaude.com/arando/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR172wA8uj9YbtqbzjiDg-idB57gGyfchfvYtb7bsRia7obH54xpREbDluU_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw#google_vignette   Astragalus Membranaceus: Anti-Envelhecimento dos Telômeros. Disponível em: https://www.scienceplay.com/post/astragalus-membranaceus-anti-envelhecimento-dos-tel%C3%B4meros?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1gcR_WKh8ZgwFFL8SpNT41pwNSgT3GnbE5IAzm4rt6tmcrO3qgQzyLmYo_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw   Os seis extratos vegetais que adiam o envelhecimento. Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/os-seis-extratos-vegetais-que-adiam-o-envelhecimento/?fbclid=IwZXh0bgNh...

Planejamento Sustentável - Agenda 2030

 A Agenda 2030 é um Pacto Global proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU em 2015 e conta com a participação de 193 países e possui 169 metas. Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS está o 3°  que é Saúde e Bem - Estar. Acompanhem no vídeo abaixo a descrição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:  Em: Dez de Agosto de Dois Mil e Vinte e Um.  Conte com a Clínica Seven Consultoria Organizacional e Shopping Farmanatucos como colaboradores desses objetivos planetários:  https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website https://shoppingfarmanatuc.wixsite.com/my-site

Atendimento em Saúde

  HISTÓRIA DA CLÍNICA MÉDICA A palavra Clínica vem do grego Kline, leito, cama. Médico se dizia latrós, e Klinikós era o médico que atendia doentes acamados. Médico, do latim medicus, provém do latim medeor, derivado do verbo grego medeo, cuidar de. A Clínica Médica, tal como a conceituamos hoje, nasceu na ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos. Foi ele o introdutor da anamnese como etapa inicial de exame médico. Com ele nasceu a observação Clínica, compreendendo a história da doença que leva o doente a procurar o médico, e o exame físico do paciente em seus menores detalhes, em busca de dados para elaboração do diagnóstico e do prognóstico. A escola hipocrática deu início à transformação da medicina mágica que prevalecia até então na medicina racional de nossos dias.  PRINCIPAIS TIPOS DE CLÍNICAS DE ATENDIMENTO MÉDICO 1)Angiologia: Trata de doenças que acometem vasos sanguíneos e linfáticos.  2)Cancerologia ou oncologia: Estuda neoplasias (tumores malignos...