PRÁTICA PROFISSIONAL
A logística corresponde ao
processo através do qual os insumos ou recursos são processados e transformados
em produtos ou serviços. Ela pode ser interna ou externa. A logística de dentro
do comércio está diretamente ligada a
transformação de recursos pelo processo fabril, processamento de pedidos seja
de indústria, atacado ou varejo; estoque de mercadorias, arranjo físico ou
estrutura (layout), cadeias de inter-relacionamento entre os canais de distribuição
como trade marketing, por exemplo e suprimentos ou compras. Já a logística de fora do comércio diz
repeito a entrega do bem ou serviço ao cliente final seja um negócio B2B (De
empresa para empresa) ou B2C (De empresa para consumidor).
“A logística é o processo de
gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e a armazenagem de
materiais, peças e produtos acabados (e os fluxos de informações correlatadas)
através da organização e seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as
lucratividades presente e futura através do atendimento dos pedidos abaixo
custo” (Martin Christopher: Logística e Gerenciamento da Cadeia de
Suprimentos).
Assim sendo, um funcionário
que lida diretamente com os recursos produtivos e sua mão-de-obra transforma os
insumos em produtos e serviços para consumo, se trata de fato de uma operação
logística. Como podemos ver abaixo há um fluxo de processos entre os
fornecedores da matéria-prima produtiva e os destinadores para os quais há a produção:
“Com a transfererência de atividades a terceiros e a adoção dos princípios da
produção enxuta, particularmente o JIT (Just -
In – Time), a função logística assume grande importância para o sucesso
das operações. Agora, os limites do sistema de produção a ser gerenciado passam
a incluir um conjunto de fornecedores, sejam domésticos ou estrangeiros. E para
essas atividades surgem os operadores logísticos, empresas especializadas para
atender as operações relacionadas à organização, movimentação e gestão dos
materiais, dentro ou fora da fábrica. Fica claro que já não basta atuar
eficientemente dentro da empresa. A integração cada vez maior dos vários elos
da cadeia produtiva (fornecedores e clientes) possibilita um desempenho mais
eficiente e competitivo do setor como um todo; requisito importante para o seu
fortalecimento em nível nacional e o seu sucesso no mercado internacional”. ( A
gestão da produção nos últimos 45 anos: Transformações econômicas e avanços
tecnológicos determinam o desenvolvimento das novas formas de gestão da
produção – Revista FAE BUSINESS N. 4. Dez/2002).
POR: GERENTE COMERCIAL, CONSULTOR DE VENDAS E MARKETING
DATA: 01/07/2020
Visite nossa loja virtual: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website
Comentários
Postar um comentário