Produto é algo
tangível (que se pode pegar) e serviço é um tipo de produto, só que intangível
(não se pode pegar). Os seres humanos possuem um conjunto de necessidades e
desejos que precisam ser satisfeitos para que haja sobrevivência. Segundo a
teoria da motivação humana de Maslow (1943), nós temos uma pirâmide sequencial
com as necessidades e desejos que têm mais prioridades para serem atendidas. De acordo com essa pirâmide a motivação para a busca de
atendimento tem a seguinte ordem: necessidades básicas, de segurança, sociais,
auto estima e auto realização. No sentido ascendente (de baixo para cima) temos
as necessidades básicas até a auto realização. As necessidades básicas têm em
maiores quantidades se comparadas com as de auto realização. De modo que na
medida que ascende a pirâmide decresce a quantidade de necessidades e desejos,
bem como a urgência para que sejam atendidas. Por exemplo: Você não pode adiar
sua fome (necessidade básica de se alimentar), mas pode adiar uma academia de
ginástica (necessidade de auto estima) ou sua faculdade (necessidade de auto
realização). Seguindo a base dessa pirâmide se tornou mais compreensível como
elaborar produtos e serviços para atendimento. A pesquisa de marketing é mais
adequada para ser utilizada com os clientes já existentes, pelo fato de ser
mais ampla, visa a retenção. Já a pesquisa de mercado é mais adequada para
tentar captar novos clientes, pelo fato de ser menos ampla e mais segmentada,
visa atração. No processo de criação ou avaliação de um produto/serviço, além
das pesquisas, o briefing (conjunto de pequenas informações que servem de
instruções) é muito importante. Um briefing de criação ou avaliação pode conter
o target segmentado, nicho de mercado (conjunto de necessidades ou desejos que
ainda não foram atendidas ou completamente satisfeitas) e o objetivo da criação
ou aprimoramento com as tendências em comportamento do consumidor. Para que os
produtos/serviços estejam bem posicionados no mercado, o comercial (vendas) e o
marketing (satisfação) precisam estar integrados para atender ou superar as
expectativas dos consumidores e também para que gere retorno financeiro em relação
ganha-ganha.
Escrito em 17/12/2017Conheça meu trabalho através do link: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE
Comentários
Postar um comentário