Pular para o conteúdo principal

Marketing

Você conseguiria sobreviver sem consumir produtos e serviços? Vamos lá! Você nasceu em um hospital. Esse hospital ou maternidade dispunha de produtos (aparelhos de parto) e serviços de médicos e enfermeiros. Depois você precisou consumir fraudas, roupas, leite, mamadeira, berço e etc. Você vive precisando comprar produtos e serviços o tempo todo. Ah! E quando você morre precisa de um funeral, caixão, serviços religiosos de Igrejas, seu corpo fica armazenado em outra empresa, o cemitério. Agora pare e pense! Veja como o marketing está presente na sua vida e até na sua morte. 
A tradução de Marketing é mercado, mas ele é muito mais abrangente. Marketing inclui mercado. Marketing não é só mercado. O Marketing vai além do fornecimento de produtos e serviços. Já existe Marketing desde a identificação da necessidade ou desejo do cliente. Em outras palavras o Marketing inclui venda, mas nem toda venda inclui marketing. Marketing está ligado a satisfação do consumidor e venda dá ênfase aos resultados financeiros. 
Um produto ou serviço surge no momento em que a necessidade ou desejo é criado. Apenas a ideia de um produto já pode ser comercializada. A marca é a identidade de uma empresa. A embalagem é a primeira impressão que o produto causa no cliente. A embalagem não deve aumentar e nem diminuir a qualidade do produto. A embalagem deve fazer jus ao conteúdo do produto. 
As transações que ocorrem entre indústrias, atacado e varejo de empresa para empresa são chamadas de B2B. O trade marketing demonstra mecanismos e técnicas de exposição e posicionamento para tornar os produtos mais atrativos e aumentar as vendas. Existe todo um mecanismo para que os produtos e serviços sejam entregues aos consumidores (pessoas físicas ou jurídicas). A esse processo de entrega damos o nome de logística e distribuição. 
O comportamento do consumidor precisa ser estudado por meio de pesquisas e sistemas de informações gerenciais. Vários fatores interferem na preferência de compra do cliente. O perfil dos consumidores são descritos e com isso há as bases de segmentação. Através da segmentação produtos e serviços são direcionados para determinado público-alvo. 
Chamar atenção do cliente não é tarefa fácil. Para isso o Marketing conta com técnicas de publicidade e propaganda. Através delas, a empresa estabelece a comunicação com seu público-alvo e destaca seus produtos e serviços. Além disso, há o gerenciamento da imagem da empresa na mídia. 
Portanto, todas as estratégias de marketing estão relacionadas com vendas. Desde as que visam os resultados financeiros, até as que visam o marketing propriamente dito. Para ter marketing é preciso vender, mas para vender não necessariamente precisa ter marketing.

Escrito em 26/06/2017
Conheça meu trabalho através do link:https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos humanos

Durante a idade moderna o governante não respeitava a população. Com a passagem para a idade contemporânea foi criando-se o desejo de estabelecer normas. Ainda na idade moderna, em 1689, a Declaração de Direitos Bill of Rights, discorria sobre os direitos dos ingleses na Inglaterra. Na idade contemporânea, 1776, ocorreu uma revolta dos colonos ingleses contra o governo. O que resultou na Declaraçã o de Independência dos Estados Unidos. Em 1789, durante a revolução francesa, houve uma manifestação da burguesia (empreendedores) em busca de Direitos. Essa revolta foi chamada de Juramento do jogo de pela. Desde a idade antiga quem detinha o poder era Deus. Partindo da Doutrina do Direito natural (Deus criou tudo, então ele manda). Porém com a passagem do tempo a religião não conseguia mais controlar as ações humanas. Desse modo, seguindo o Direito natural, foram formados os direitos fundamentais. Embasado na obra de Charles Louis de Montesquieu (O espírito das leis), que citava “As leis sã...

Preço e Valor

Artigo Científico literário:  Preço e Valor de Produtos e Serviços: Uma perspectiva contábil/financeira e econômica.   1 INTRODUÇÃO   Comprar é o ato humano de satisfazer uma necessidade ou desejo. Sempre que o produto ou serviço suprir uma necessidade trata-se de um item indispensável a sobrevivência. Caso seja para atender mero desejo é um requisito essencial ao bem-estar do indivíduo. Existem umas necessidades e desejos mais primordiais do que outros, uma vez que existem compras que não podemos deixar de efetuar, não só por gerar um sentimento de tristeza como também por questões da própria humanidade. Um ponto de fundamental importância abordar é a questão do preço e valor. O preço é o valor monetário que custeará a aquisição do bem. O valor é o benefício gerado pelo produto na vida do cliente. O desembolso pecuniário paga os gastos proferidos na produção e venda. O valor é o significado que aquele bem tem para o cliente e isso é gratuito! Então podemos fala...

Diferença entre Cargo, Função e Tarefa

 O cargo é a ocupação do funcionário, a função é  o que o funcionário faz e as tarefas são as atividades da função. Exemplo: Cargo=Digitador. Função= Escrever. Tarefas= Ler o texto, transcrever para a máquina e salvar o arquivo. Em: 20 de Agosto de 2025  Por: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos