No contexto comercial
cabe a comunicação fazer com que o target (alvo) compreenda missão, visão e
valores da organização bem como seus produtos e serviços. Nesse ponto, a
comunicação é chamada de comunicação integrada de marketing. A gestão da
comunicação organizacional subdivide-se em mercadológica, institucional e
interna. Na comunicação mercadológica é definido como será a comunicação entre
a organização e o target. Também ocorre a
segmentação dos públicos e tipos de comunicação adequadas para ser ferramenta
estratégica baseada no comportamento do consumidor. A comunicação institucional
abrange aspectos amplos como identidade, imagem e reputação. Aqui o marketing
se mistura um pouco com jornalismo. Ela está direcionada para o público
externo. A comunicação interna e o endomarketing são semelhantes. Enquanto a
comunicação interna envolve todos os tipos de comunicação com os funcionários,
o endomarketing diz respeito a comunicação que visa integrar o recursos humanos
(funcionários) com o marketing (clientes). O endomarketing inclui trenamentos
para satisfazer os clientes, motivação, liderança, inovação, cultura e etc. Ele
tem como objetivo promover o desenvolvimento organizacional. A grande premissa
do endomarketing é satisfazer primeiro os funcionários para que eles,
satisfeitos, satisfaçam os clientes. A comunicação publicitária é um tipo de
comunicação mercadológica. A comunicação promocional faz parte da comunicação
publicitária e visa aumentar a visibilidade para promover (gerar) mais vendas.
É bom lembrar que promoção (preço baixo) é apenas um tipo de estratégia de ação
promocional, no sentido de promover (tornar visível). Algumas estratégias de
venda são: seleção correta, plano de remuneração de acordo com o tipo de venda,
o vendedor deve ser um bom comunicador e conhecer o que vende. O vendedor deve
usar o tipo de exposição corretamente e saber gerenciar relacionamentos. O
vendedor deve ter persuasão, saber negociar e dar e receber feedback's
(retroalimentações). Existem basicamente três formas de abordar o cliente. Na
satisfação de necessidades o importante é saber, primeiramente, o que o cliente
quer. Na formulada ocorre um conjunto de mensagens com incentivo do vendedor e
a resposta do cliente. E na enlatada o vendedor faz o cliente ser um grande
conhecedor do produto ou serviço que está dispondo, para que esse, conhecendo
suas necessidades e desejos faça sua escolha. O processo de venda ocorre por um
conjunto comunicacional estabelecido entre o cliente e o vendedor. O tipo de
comunicação adequada pode variar segundo o tipo do vendedor, de cliente ou de
produto/serviço que está sendo ofertado no mercado.
Escrito em 17/12/2017Conheça meu trabalho através do línk: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE
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