Ao falar de educação
corporativa estamos falando da educação de um corpo. Partindo de um ponto de
observação amplo para um mais afunilado temos a educação mundial, continental,
nacional, regional, estadual, municipal e institucional. Se pensarmos no mundo
como um corpo essas ramificações simbolizam suas partes. Agora vamos pensar
numa instituição. Aqui é o que interessa! Uma empresa é um corpo que possui diversos membros e lida com educação. Numa
organização temos áreas ou departamentos. Ah mas uma pequena empresa tem a
concentração de todas funções geralmente apenas no dono, ela tem educação
corporativa? Tem! Empresas de todos os portes têm educação e ela pode ser
formal (documentada) ou informal (não documentada). Educação corporativa é o
processo de ensino através do qual pessoas são treinadas para a função e
desenvolvidas para a carreira. Eboli (2004) citada por Eboli, Fischer, Morais e
Amorim (2010) apresenta sete princípios de educação corporativa, são
eles:
-Competitividade: O capital intelectual dos funcionários precisa ser elevado para que a organização tenha um posicionamento competitivo.
-Perpetuidade: A educação como transformadora de herança cultural e influenciando mudanças.
-Conectividade: Educar funcionários como um processo de construção social, criando laços com o ambiente externo.
-Disponibilidade: Fornecer recursos para a aprendizagem e autodesenvolvimento.
-Cidadania: Nortear o comportamento dos colaboradores para criar cidadãos corporativos.
-Parceria: Se relacionar com o ambiente para educar.
-Parcerias internas: É quando funcionários internos se responsabilizam pela educação.
-Parcerias externas: É quando instituições externas se responsabilizam pela educação.
-Sustentabilidade: O conhecimento gerado pela educação traz resultados para que a organização permaneça exercendo sua atividade.
A educação corporativa se faz fundamental para direcionar o comportamento dos funcionários e trabalhar a capacidade mental para a execução das tarefas do cargo. Através da educação o colaborador absorve e processa dados, transformando-os em informação e armazena-os em forma de conhecimento. Esse conhecimento passa a compor um dos principais ativos patrimoniais. Logo que é através das pessoas que tudo acontece ou deixa de acontecer em uma empresa.
Escrito em 23/12/2017
Conheça meu trabalho através do link: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE
-Competitividade: O capital intelectual dos funcionários precisa ser elevado para que a organização tenha um posicionamento competitivo.
-Perpetuidade: A educação como transformadora de herança cultural e influenciando mudanças.
-Conectividade: Educar funcionários como um processo de construção social, criando laços com o ambiente externo.
-Disponibilidade: Fornecer recursos para a aprendizagem e autodesenvolvimento.
-Cidadania: Nortear o comportamento dos colaboradores para criar cidadãos corporativos.
-Parceria: Se relacionar com o ambiente para educar.
-Parcerias internas: É quando funcionários internos se responsabilizam pela educação.
-Parcerias externas: É quando instituições externas se responsabilizam pela educação.
-Sustentabilidade: O conhecimento gerado pela educação traz resultados para que a organização permaneça exercendo sua atividade.
A educação corporativa se faz fundamental para direcionar o comportamento dos funcionários e trabalhar a capacidade mental para a execução das tarefas do cargo. Através da educação o colaborador absorve e processa dados, transformando-os em informação e armazena-os em forma de conhecimento. Esse conhecimento passa a compor um dos principais ativos patrimoniais. Logo que é através das pessoas que tudo acontece ou deixa de acontecer em uma empresa.
Escrito em 23/12/2017
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