Cultura é o conjunto
de valores humanos que norteiam as ações de um povo. Em uma organização, ao
definir seu posicionamento estratégico é determinada a Missão, Visão e
Valores.
-Missão: O que a empresa realmente é?
-Visão: O que a empresa pretende ser?
-Valores: Quais são as características comportamentais desejáveis para o alcance dos objetivos?
No âmbito da pessoa jurídica, a cultura é chamada de cultura organizacional. Ela está diretamente ligada ao comportamento organizacional que depende do comportamento individual das pessoas. Este, por sua vez, faz relação com o clima organizacional e é preponderante para a manutenção das pessoas. São fatores que interferem no clima: Remuneração, treinamento, avaliação, integração de novas pessoas e etc. Esses fatores impactam os valores culturais dos funcionários e podem direcionar o comportamento e o clima para a manutenção ou desligamento de pessoas. Muitos funcionários têm valores externos ao ambiente de trabalho e trazem para a execução das atividades compartilhando com os colegas. Por isso os valores também devem ser observados no candidato durante o recrutamento e seleção, para que futuramente o clima não seja prejudicado. Incorporações de novos valores sem a permissão da empresa podem ser prejudiciais para a estratégia. Um caso bastante complicado de clima misto ocorre em empresas que terceirizam alguma atividade ou fazem parcerias para distribuição de produtos. O shop in shop (Loja dentro de Loja) além de prejudicar a visibilidade da empresa ofertante ainda traz prejuízos para o clima de quem ocupa o mesmo espaço geográfico simultaneamente. É necessário haver separação, uma vez que os valores incutidos em cada organização são diferenciados. Valores são palavras-chave como: transparência, confiança, determinação, inovação e etc. Em casos de parcerias podem haver infecções e valores indesejáveis podem ser incorporados.
Escrito em 03/01/2018
Conheça meu trabalho através do link: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE
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-Visão: O que a empresa pretende ser?
-Valores: Quais são as características comportamentais desejáveis para o alcance dos objetivos?
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