PRÁTICA PROFISSIONAL
O atendimento ao cliente exige
técnicas de conhecimento para que obtenha êxito. Um cliente bem atendido gera
receita para a empresa, benefícios sociais para a economia do país, bem-estar
consigo próprio e tem um alto poder de barganha, seja pelo boca-a-boca ou
outros meios de divulgação sobre sua opinião acerca do produto ou serviço
consumido bem como do atendimento prestado pela organização.
Construir uma experiência
positiva com o cliente é um tanto desafiador, pois as diferenças entre o conceito
de qualidade muda de pessoa para pessoa. Todo bom atendente é também um grande
líder. No sentido de ter o papel de persuadir o cliente a compra e saber
conhecer suas necessidades e se relacionar muito bem. O Serviço Brasileiro de
Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE/SP coloca que para satisfazer os
clientes as empresas podem seguir os seguintes passos:
•
Estacionamento: para avaliar esse elemento, o cliente julga a disponibilidade
de vaga e a facilidade para manobrar. Ele considera se existe estacionamento
próprio ou conveniado e, ainda, como é a segurança do estacionamento e do
trajeto até a empresa.
•
Fachada e vitrine: são esses elementos que formam a primeira impressão do seu
estabelecimento no cliente, que faz uma avaliação completa da fachada e do seu
estado de conservação. Caso existam balcões com produtos expostos, ele julga
sua composição: tema, exposição de produtos, organização, limpeza, iluminação e
aspectos promocionais.
•
Entrada, recepção e estrutura física: o cliente avalia o tamanho da área de
recepção, a iluminação, a decoração e a disposição de produtos, entre outros
aspectos estruturais. Ele julga ainda a climatização, o som (se houver), a
organização, a limpeza e a aromatização.
• Conclusão da compra/venda: o cliente avalia
a tática de negociação do atendente – se ela é boa ou ruim, se oferece algum
diferencial para que ele tenha a tranquilidade necessária para a aquisição do
produto ou do serviço. A conclusão da negociação será bem-sucedida quando o
interesse do cliente for respeitado e atendido! (SEBRAE/SP, 2020).
O profissional atendente trabalha com
pesquisas e coletadas de dados. Então podemos dizer que uma boa técnica de
atendimento ao cliente é desenvolver a comunicação. De acordo com a American
Marketing Association (AMA) pesquisa de marketing é “a função que liga o
consumidor, o cliente e os demais públicos aos profissional de marketing e de
comunicação por meio da informação”. Também
enfatiza-se a importância de quem trabalha na linha frente com atendimento
conhecer o cliente. “A Administração de Marketing é “(...) a arte e a ciência
da escolha de mercados – alvos e da captação, manutenção e fidelização de
clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior
para o cliente "(KOTLER; KELLER, 2006, P.4) .
POR: GERENTE ADMINISTRATIVO, CONSULTOR EMPRESARIAL E DE RECURSOS HUMANOS
DATA: 01/07/2020
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