Atender bem é procurar conhecer as necessidades e desejos do cliente e saná-las. O foco não é somente a efetivação da compra, mas todo aparato administrativo que a envolve, desde a pré-venda, a venda e pós-venda abrangindo também o feedback com as informações e retorno do cliente para a loja. Todo esforço da atividade empresarial está voltada para a venda, desde a captação de recursos, processamento de transformação e entrega do produto ou serviço ao cliente. Toda equipe deve está engajada para estudar, satisfazer ou superar as expectativas dos clientes.
Regras do atendimento de
qualidade Todos os clientes esperam que os profissionais que realizam o
atendimento: • sejam dedicados. • respeitem seus interesses como clientes. •
deem atenção mesmo quando não houver possibilidade de venda (como em casos de
troca de mercadoria ou de reclamação sobre um serviço). • tenham
disponibilidade completa e imediata para realizar o atendimento (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa de São Paulo- SEBRAE/SP, 2020)
Os clientes são responsáveis pela receita da empresa a qual será utilizada para a manutenção dos gastos essenciais de sobrevivência do negócio. Atender bem os clientes é a peça-chave para o sucesso das empresas. Para isso o marketing e vendas deve está trabalhando com pesquisas, sistemas de informação gerenciais, treinamentos, políticas de formação de preço, adequação do arranjo físico e localização da loja, campanhas publicitárias, políticas na qualidade da produção entre outras metas.
POR: Gerente Administrativo, Consultor Empresarial e de Recursos Humanos.
Em: 30/05/2020
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