Pular para o conteúdo principal

Programas Disciplinares de Educação Corporativa

COMPRAS NO SITE:https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website
DATA DA ESCRITA: 21/05/2020
01)Comportamento organizacional: Os fundamentos da administração precisam ser respeitados na empresa. As empresas operam em um contexto dinâmico e muitas vezes arte de administrar é feita pelo empreendedor. É necessário o planejamento da ação empresarial para que haja organização de recursos e pessoas. As pessoas e recursos devem ser bem dirigidos e controlados. As pessoas são a mola-mestre da organização e são elas que conduzem as ações da empresa, a começar pelo próprio investidor. 
02)Ferramentas de gestão: O gestor contemporâneo tem grandes desafios diante das mudanças, eles precisam saber usar tecnologias de gestão organizacional modernas. Novas ferramentas de gestão  são necessárias às demandas ambientais. 
03)Sustentabilidade: O Panorama mundial dos recursos produtivos são escassos. Toda empresa deve está atenta aos fundamentos da sustentabilidade. Elas devem estar preparadas para a nova economia e implementar a sustentabilidade no mundo corporativo, principalmente através das pessoas. 
04)Sociologia geral: No estudo das ciências sociais vemos que ela engloba cultura, o indivíduo e a sociedade, interações sociais e estrutura social, os grupos sociais, regulamentação e controle social, as instituições sociais, as diferenças sociais, a dinâmica social, a sociedade  civil e a população e meio ambiente.
05)Gestão de pessoas: Existem novos desafios para a gestão de pessoas. São seus processos: Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e monitorar pessoas.  O  futuro da gestão de pessoas são organizações completamente antenadas com o cenário atual onde os funcionários conduzem suas atividades interagindo com o ambiente externo e dando respostas as suas mudanças.
06) Direito do trabalho: O Direito do trabalho pode ser individual quando se trata de um funcionário ou  coletivo quando são todos os funcionários de uma organização. E ainda há também o Direito processual do trabalho.
07) Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: O desafio de atrair e manter talentos está relacionado a questões de colocação de pessoal, análise de cargos como instrumento de recrutamento e seleção de pessoal, planejamento de pessoal, introdução ao recrutamento de pessoal, recrutamento interno, recrutamento externo, seleção de pessoal, análise de currículo, testes de seleção, entrevistas de seleção e integração de pessoal.
08)Rotinas trabalhistas de A a Z: Departamento pessoal e relação de emprego é aquela de caráter remunerativo. Já o trabalho pode ser voluntário e está mais ligado ao setor de recursos humanos. O emprego impõe subordinação ao patrão mediante ao pagamento de salário e o trabalho é mais motivado por um líder e tem recompensas não monetárias. Ambas relações humanas normalmente caminham lado a lado.
09)Cargos e remunerações:  Salário e motivação são peças - chave para elaborar o  planejamento e implantação de um Plano de Remuneração. É preciso fazer análise de cargos, estatística na administração salarial, avaliação de cargos, pesquisa salarial, estrutura política e salarial, planejamento de carreiras e remuneração estratégica.
10)Avaliação de desempenho: É preciso re-humanizar a avaliação de desempenho e ver  a avaliação como fenômeno natural. As pessoas são diferentes por isso é preciso avaliar o desempenho humano no trabalho. Para verificar a eficiência e eficácia de desempenho em suas tarefas. Pensando estrategicamente a avaliação de desempenho, é necessário saber quem avalia o desempenho de quem. Como será o ato de avaliar, e planejar uma estratégia para praticar a avaliação de desempenho, seguindo tendências na avaliação de executivos, nomeando o comitê de avaliação, fazendo o registro do desempenho no trabalho, usando as técnicas e a entrevista de avaliação.
11) Treinamento e desenvolvimento de pessoal: O sistema de administração de recursos humanos envolve o subsistema de desenvolvimento de recursos humanos que inclui o treinamento e desenvolvimento de pessoal, educação corporativa e desenvolvimento organizacional.
12)Educação corporativa: Os aspectos estruturais da educação cita a educação nos próximos governos, a educação básica no Brasil, dúvidas filosóficas sobre a educação superior, fundamentos da educação corporativa, competência como base para a gestão estratégica de pessoas, papéis e responsabilidades na gestão da educação corporativa, gestão de mudanças e processo de implantação da educação corporativa.
13)Gestão do conhecimento: A Criação do conhecimento pode ser  feita pela empresa, seguindo a teoria da criação do conhecimento organizacional. A criação do conhecimento é um processo sintetizador. Vai  da administração à promoção do conhecimento, diferenciação de valor, gestão do conhecimento e concorrência global, criação do conhecimento interorganizacional, o processo de elaboração da estratégia de diálogo, capacidade de branding,  síntese do conhecimento modular  e integral e criação do conhecimento dentro de uma organização dialética.
14)Segurança, saúde e higiene ocupacional: A higiene e saúde dos trabalhadores são muito importantes. É preciso evitar acidente de trabalho e promover a segurança dos funcionários. Zelar pela higiene ocupacional, ventilação industrial e possuir o  Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho – SESMT, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, Equipamentos de Proteção Individuais – EPI e os coletivos. Cuidar da Ergonomia (ambientes ou atividades nocivas ou prejudiciais), insalubridade, periculosidade, aposentadoria especial e Programa de Segurança e Saúde no trabalho.

Master  of Business Administration - Mestrado em Administração de Negócios -MBA - Gestão de Pessoas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos humanos

Durante a idade moderna o governante não respeitava a população. Com a passagem para a idade contemporânea foi criando-se o desejo de estabelecer normas. Ainda na idade moderna, em 1689, a Declaração de Direitos Bill of Rights, discorria sobre os direitos dos ingleses na Inglaterra. Na idade contemporânea, 1776, ocorreu uma revolta dos colonos ingleses contra o governo. O que resultou na Declaraçã o de Independência dos Estados Unidos. Em 1789, durante a revolução francesa, houve uma manifestação da burguesia (empreendedores) em busca de Direitos. Essa revolta foi chamada de Juramento do jogo de pela. Desde a idade antiga quem detinha o poder era Deus. Partindo da Doutrina do Direito natural (Deus criou tudo, então ele manda). Porém com a passagem do tempo a religião não conseguia mais controlar as ações humanas. Desse modo, seguindo o Direito natural, foram formados os direitos fundamentais. Embasado na obra de Charles Louis de Montesquieu (O espírito das leis), que citava “As leis sã...

Preço e Valor

Artigo Científico literário:  Preço e Valor de Produtos e Serviços: Uma perspectiva contábil/financeira e econômica.   1 INTRODUÇÃO   Comprar é o ato humano de satisfazer uma necessidade ou desejo. Sempre que o produto ou serviço suprir uma necessidade trata-se de um item indispensável a sobrevivência. Caso seja para atender mero desejo é um requisito essencial ao bem-estar do indivíduo. Existem umas necessidades e desejos mais primordiais do que outros, uma vez que existem compras que não podemos deixar de efetuar, não só por gerar um sentimento de tristeza como também por questões da própria humanidade. Um ponto de fundamental importância abordar é a questão do preço e valor. O preço é o valor monetário que custeará a aquisição do bem. O valor é o benefício gerado pelo produto na vida do cliente. O desembolso pecuniário paga os gastos proferidos na produção e venda. O valor é o significado que aquele bem tem para o cliente e isso é gratuito! Então podemos fala...

Diferença entre Cargo, Função e Tarefa

 O cargo é a ocupação do funcionário, a função é  o que o funcionário faz e as tarefas são as atividades da função. Exemplo: Cargo=Digitador. Função= Escrever. Tarefas= Ler o texto, transcrever para a máquina e salvar o arquivo. Em: 20 de Agosto de 2025  Por: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos