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DATA DA ESCRITA: 21/05/2020
DATA DA ESCRITA: 21/05/2020
01)Comportamento
organizacional: Os fundamentos da administração precisam ser respeitados na empresa. As empresas operam em um contexto dinâmico e muitas vezes arte de administrar é feita pelo empreendedor. É necessário o planejamento da ação empresarial para que haja organização de recursos e pessoas. As pessoas e recursos devem ser bem dirigidos e controlados. As pessoas são a mola-mestre da organização e são elas que conduzem as ações da empresa, a começar pelo próprio investidor.
02)Ferramentas
de gestão: O gestor contemporâneo tem grandes desafios diante das mudanças, eles precisam saber usar tecnologias
de gestão organizacional modernas. Novas ferramentas de gestão são necessárias às demandas ambientais.
03)Sustentabilidade: O Panorama mundial dos recursos produtivos são escassos. Toda empresa deve está atenta aos fundamentos da sustentabilidade. Elas devem estar preparadas para a nova
economia e implementar a sustentabilidade no mundo corporativo, principalmente através das pessoas.
04)Sociologia
geral: No estudo das ciências sociais vemos que ela engloba cultura, o
indivíduo e a sociedade, interações sociais e estrutura social, os grupos
sociais, regulamentação e controle social, as instituições sociais, as
diferenças sociais, a dinâmica social, a sociedade civil e a população e meio ambiente.
05)Gestão
de pessoas: Existem novos desafios para a gestão de pessoas. São seus processos: Agregar, aplicar, recompensar, desenvolver e monitorar pessoas. O futuro da gestão de pessoas são organizações completamente antenadas com o cenário atual onde os funcionários conduzem suas atividades interagindo com o ambiente externo e dando respostas as suas mudanças.
06)
Direito do trabalho: O Direito do trabalho pode ser individual quando se trata de um funcionário ou coletivo quando são todos os funcionários de uma organização. E ainda há também o Direito processual do trabalho.
07)
Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal: O
desafio de atrair e manter talentos está relacionado a questões de colocação de
pessoal, análise de cargos como instrumento de recrutamento e seleção de
pessoal, planejamento de pessoal, introdução ao recrutamento de pessoal,
recrutamento interno, recrutamento externo, seleção de pessoal, análise de
currículo, testes de seleção, entrevistas de seleção e integração de pessoal.
08)Rotinas
trabalhistas de A a Z: Departamento pessoal e relação de emprego é aquela de caráter remunerativo. Já o trabalho pode ser voluntário e está mais ligado ao setor de recursos humanos. O emprego impõe subordinação ao patrão mediante ao pagamento de salário e o trabalho é mais motivado por um líder e tem recompensas não monetárias. Ambas relações humanas normalmente caminham lado a lado.
09)Cargos
e remunerações: Salário
e motivação são peças - chave para elaborar o planejamento e implantação de um Plano de Remuneração. É preciso fazer análise de cargos, estatística na
administração salarial, avaliação de cargos, pesquisa salarial, estrutura
política e salarial, planejamento de carreiras e remuneração estratégica.
10)Avaliação
de desempenho: É preciso re-humanizar a avaliação de desempenho e ver a
avaliação como fenômeno natural. As pessoas são diferentes por isso é preciso avaliar o
desempenho humano no trabalho. Para verificar a eficiência e eficácia de desempenho em suas tarefas. Pensando
estrategicamente a avaliação de desempenho, é necessário saber quem avalia o desempenho de quem. Como será o
ato de avaliar, e planejar uma estratégia para praticar a avaliação de desempenho, seguindo tendências na avaliação de executivos, nomeando o comitê de avaliação, fazendo o registro do
desempenho no trabalho, usando as técnicas e a entrevista de avaliação.
11)
Treinamento e desenvolvimento de pessoal: O sistema de
administração de recursos humanos envolve o subsistema de desenvolvimento de recursos
humanos que inclui o treinamento e desenvolvimento de pessoal, educação corporativa e
desenvolvimento organizacional.
12)Educação
corporativa: Os aspectos estruturais da educação cita a educação
nos próximos governos, a educação básica no Brasil, dúvidas filosóficas sobre a
educação superior, fundamentos da educação corporativa, competência como base
para a gestão estratégica de pessoas, papéis e responsabilidades na gestão da
educação corporativa, gestão de mudanças e processo de implantação da educação
corporativa.
13)Gestão
do conhecimento: A Criação do conhecimento pode ser feita pela
empresa, seguindo a teoria da criação do conhecimento organizacional. A criação do conhecimento é um processo sintetizador. Vai da administração à promoção
do conhecimento, diferenciação de valor, gestão do conhecimento e concorrência
global, criação do conhecimento interorganizacional, o processo de elaboração
da estratégia de diálogo, capacidade de branding, síntese do conhecimento modular e integral e criação do conhecimento dentro
de uma organização dialética.
14)Segurança,
saúde e higiene ocupacional: A higiene e saúde dos
trabalhadores são muito importantes. É preciso evitar acidente de trabalho e promover a segurança dos funcionários. Zelar pela higiene
ocupacional, ventilação industrial e possuir o Serviço Especializado em Engenharia e
Medicina do Trabalho – SESMT, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA,
Equipamentos de Proteção Individuais – EPI e os coletivos. Cuidar da Ergonomia (ambientes ou atividades nocivas ou prejudiciais), insalubridade,
periculosidade, aposentadoria especial e Programa de Segurança e Saúde no
trabalho.
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