Pular para o conteúdo principal

Limitações de Tributar e Competência Tributária

            Quando foram proclamados os Direitos de Liberdade o Governo não cuidava da Sociedade e não existiam tributos. Com a criação do Estado Social de Direito o governante passou a custear os gastos para o bem-estar da coletividade através de tributos. De acordo com cada período o tributo no Brasil teve uma finalidade específica. No período pré-colonial até 1530 o foco era a riqueza da extração do Pau-Brasil, onde era arrecadado para Portugal que queria manter a posse das terras. Na era colonial 1530-1580 Portugal já começou a utilizar o tributo em terras brasileiras. No Brasil império 1822-1889 os tributos custeavam gastos militares. Durante a República a partir de 1889 os tributos beneficiavam a oligarquia cafeeira e enriqueceu principalmente as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No regime militar 1964-1985 os tributos eram tratados como incentivos fiscais e subsídios para o país. E, finalmente, com a redemocratização de 1985 até os dias atuais, vemos tributo como necessário para atender as necessidades e desejos da população.
             O Poder Executivo arrecada e fiscaliza o contribuinte. O Poder Legislativo cria e altera tributos. E o Poder Judiciário julga conflitos entre contribuintes e governantes. A Constituição Federal define a competência tributária de cada ente federativo e cabe a ele legislar sobre esses tributos sempre obedecendo a hierarquia constitucional. A vinculação do fato gerador do tributo a ação do estado não há nos impostos, mas sim nas taxas e contribuições de melhoria. Isso  significa que por exemplo, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores -IPVA não é utilizado especificamente em estradas. Mas a taxa de iluminação pública e contribuições por valorização devido obras públicas terá destinação vinculada ao fato que gerou o tributo. Contribuições especiais e empréstimos compulsórios têm destinação específica do produto da arrecadação tributária. Isto é, a contribuição previdenciária, encargos sociais, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e outras, são arrecadadas para utilização em fins específicos que lhe deram origem. Apenas o empréstimo compulsório é devolvido ao contribuinte. Salvo em casos que a legislação prever a recuperação (restituição) de tributos.
              São Princípios da Limitação de Tributar:
-Legalidade: É vedado instituir ou aumentar tributos sem que a lei estabeleça.
-Anterioridade: Não pode ser cobrado tributo no mesmo exercício em que tenha sido publicada lei que os instituiu ou aumentou. Deve ter uma antecedência mínima de 90 dias. E também observar a anualidade em que o tributo deve está previsto no orçamento.
-Isonomia: É vedado instituir tratamento desigual a contribuintes que se encontram em situação equivalente. Observando o mínimo vital em que se o contribuinte tem apenas o mínimo para sobreviver não faz jus a carga tributária.
-Irretroatividade: O tributo não pode ser incendido antes da lei que o instituiu.
-Vedação ao confisco: Veda a cobrança de tributos em um limite superior.
-Liberdade de tráfego: Veda a proibição do tráfego de pessoas ou bens mediante a cobrança de tributos.
-Imunidade: Quando a Constituição Federal proíbe a cobrança de tributos.
A legislação estabelece casos em que o Fisco pode suspender a exigibilidade do crédito tributário, bem como sua redução ou exclusão. Cabe ao contribuinte buscar seus direitos.
Escrito em: 18/03/2020
Aproveite para conhecer nossos produtos contábeis em: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia - Shopping Farmanatucos Produtos Artesanais

  Arando combate infecção urinária e previne pedra nos rins. Disponível em:   https://shalomnature.pt/arando-combate-infeccao-urinaria-e-previne-pedras-nos-rins/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1MRDE6xVZu8j7nGncgBsLmEf6N3eWbG5W0KVKeJzaG4Z3C97bjEbhmeYo_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw     Arando o que é, para que serve e como usar? Disponível em: https://www.tuasaude.com/arando/?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR172wA8uj9YbtqbzjiDg-idB57gGyfchfvYtb7bsRia7obH54xpREbDluU_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw#google_vignette   Astragalus Membranaceus: Anti-Envelhecimento dos Telômeros. Disponível em: https://www.scienceplay.com/post/astragalus-membranaceus-anti-envelhecimento-dos-tel%C3%B4meros?fbclid=IwZXh0bgNhZW0CMTEAAR1gcR_WKh8ZgwFFL8SpNT41pwNSgT3GnbE5IAzm4rt6tmcrO3qgQzyLmYo_aem_ZmFrZWR1bW15MTZieXRlcw   Os seis extratos vegetais que adiam o envelhecimento. Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/os-seis-extratos-vegetais-que-adiam-o-envelhecimento/?fbclid=IwZXh0bgNh...

Planejamento Sustentável - Agenda 2030

 A Agenda 2030 é um Pacto Global proposto pela Organização das Nações Unidas - ONU em 2015 e conta com a participação de 193 países e possui 169 metas. Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS está o 3°  que é Saúde e Bem - Estar. Acompanhem no vídeo abaixo a descrição dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:  Em: Dez de Agosto de Dois Mil e Vinte e Um.  Conte com a Clínica Seven Consultoria Organizacional e Shopping Farmanatucos como colaboradores desses objetivos planetários:  https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website https://shoppingfarmanatuc.wixsite.com/my-site

Atendimento em Saúde

  HISTÓRIA DA CLÍNICA MÉDICA A palavra Clínica vem do grego Kline, leito, cama. Médico se dizia latrós, e Klinikós era o médico que atendia doentes acamados. Médico, do latim medicus, provém do latim medeor, derivado do verbo grego medeo, cuidar de. A Clínica Médica, tal como a conceituamos hoje, nasceu na ilha de Kós, na Grécia, com Hipócrates, há 2.500 anos. Foi ele o introdutor da anamnese como etapa inicial de exame médico. Com ele nasceu a observação Clínica, compreendendo a história da doença que leva o doente a procurar o médico, e o exame físico do paciente em seus menores detalhes, em busca de dados para elaboração do diagnóstico e do prognóstico. A escola hipocrática deu início à transformação da medicina mágica que prevalecia até então na medicina racional de nossos dias.  PRINCIPAIS TIPOS DE CLÍNICAS DE ATENDIMENTO MÉDICO 1)Angiologia: Trata de doenças que acometem vasos sanguíneos e linfáticos.  2)Cancerologia ou oncologia: Estuda neoplasias (tumores malignos...