Pular para o conteúdo principal

Learning

Quando o empreendedor vai iniciar um empreendimento ele capta recursos do ambiente externo para colocá-los em operação e serem transformados em produtos e serviços. Levando em consideração que são os funcionários quem processam os outros recursos, eles são chamados de recursos humanos. Chiavenato (2005) coloca que são três os aspectos fundamentais da gestão de pessoas: 
-As pessoas como seres humanos: É preciso haver uma diferença no tratamento para com as pessoas, se comparadas com os outros recursos.
-As pessoas como ativadores inteligentes dos outros recursos organizacionais: As pessoas como sujeitos ativos que dão vida aos outros recursos. 
-As pessoas como parceiros da organização: Através dos funcionários as organizações são conduzidas ao sucesso. 
A gestão de pessoas possui atividades divididas em seis subsistemas interligados e interdependentes: 
-Provendo pessoas: Há a inclusão de novas pessoas na organização. São processos de abertura de vagas, recrutamento (anúncio da vaga) e seleção (escolha do candidato). 
-Alocando pessoas: São processos ligados a colocar as pessoas no exercício da função. Inclui análise e descrição do cargo e a avaliação de desempenho. 
-Recompensando pessoas: Incentivar a execução das atividades e oferecer algo em troca pelos seus esforços. São planos de cargos, salários, carreiras e remunerações. 
-Desenvolvendo pessoas: É a capacitação e evolução profissional. São treinamentos e desenvolvimento. 
-Mantendo pessoas: É quando a organização cria condições satisfatórias para que os funcionários queiram continuar trabalhando. Entre os principais aspectos estão a cultura e clima organizacional e a saúde e segurança no trabalho. 
-Controlando pessoas: Acompanha e monitora o comportamento das pessoas para verificar resultados. Incluem os sistemas de informações gerencias e processamento de dados. 
O capital intelectual é a oferta que os recursos humanos disponibilizam no mercado. Seja por meio de talento (capacidade natural) ou vocação (capacidade adquirida). Por esse motivo o conhecimento é a moeda mais valiosa que as pessoas possuem no mercado de trabalho. Seja prático ou teórico, ele está presente em todos os subsistemas de gestão de pessoas. Na agregação pessoas com mais conhecimento têm mais chances de serem contratadas. Na alocação elas têm melhor desempenho. Na recompensa as pessoas bem dotadas de conhecimento têm melhores remunerações.No desenvolvimento, elas evoluem mais rápido. Na manutenção elas são facilmente retidas. E no controle elas fornecem mais confiança e são mais facilmente monitoradas. 
Por isso podemos dizer que toda organização lida com aprendizagem e é uma grande gestora de conhecimento. Por meio da aprendizagem organizacional as pessoas aprendem e se desenvolvem. E apenas através do desenvolvimento das pessoas é que a organização pode se desenvolver. Então a educação corporativa e o treinamento e desenvolvimento são peças chaves para o sucesso. Mesmo porque a inteligência proporcionada pelo conhecimento é a principal diferenciação das pessoas dos outros recursos. 

Escrito em 23/12/2017
Conheça meu trabalho através do link: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Direitos humanos

Durante a idade moderna o governante não respeitava a população. Com a passagem para a idade contemporânea foi criando-se o desejo de estabelecer normas. Ainda na idade moderna, em 1689, a Declaração de Direitos Bill of Rights, discorria sobre os direitos dos ingleses na Inglaterra. Na idade contemporânea, 1776, ocorreu uma revolta dos colonos ingleses contra o governo. O que resultou na Declaraçã o de Independência dos Estados Unidos. Em 1789, durante a revolução francesa, houve uma manifestação da burguesia (empreendedores) em busca de Direitos. Essa revolta foi chamada de Juramento do jogo de pela. Desde a idade antiga quem detinha o poder era Deus. Partindo da Doutrina do Direito natural (Deus criou tudo, então ele manda). Porém com a passagem do tempo a religião não conseguia mais controlar as ações humanas. Desse modo, seguindo o Direito natural, foram formados os direitos fundamentais. Embasado na obra de Charles Louis de Montesquieu (O espírito das leis), que citava “As leis sã...

Preço e Valor

Artigo Científico literário:  Preço e Valor de Produtos e Serviços: Uma perspectiva contábil/financeira e econômica.   1 INTRODUÇÃO   Comprar é o ato humano de satisfazer uma necessidade ou desejo. Sempre que o produto ou serviço suprir uma necessidade trata-se de um item indispensável a sobrevivência. Caso seja para atender mero desejo é um requisito essencial ao bem-estar do indivíduo. Existem umas necessidades e desejos mais primordiais do que outros, uma vez que existem compras que não podemos deixar de efetuar, não só por gerar um sentimento de tristeza como também por questões da própria humanidade. Um ponto de fundamental importância abordar é a questão do preço e valor. O preço é o valor monetário que custeará a aquisição do bem. O valor é o benefício gerado pelo produto na vida do cliente. O desembolso pecuniário paga os gastos proferidos na produção e venda. O valor é o significado que aquele bem tem para o cliente e isso é gratuito! Então podemos fala...

Diferença entre Cargo, Função e Tarefa

 O cargo é a ocupação do funcionário, a função é  o que o funcionário faz e as tarefas são as atividades da função. Exemplo: Cargo=Digitador. Função= Escrever. Tarefas= Ler o texto, transcrever para a máquina e salvar o arquivo. Em: 20 de Agosto de 2025  Por: Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos