Quando o empreendedor
vai iniciar um empreendimento ele capta recursos do ambiente externo para
colocá-los em operação e serem transformados em produtos e serviços. Levando em
consideração que são os funcionários quem processam os outros recursos, eles
são chamados de recursos humanos. Chiavenato (2005) coloca que são três os
aspectos fundamentais da gestão de pessoas:
-As pessoas como seres humanos: É preciso haver uma diferença no tratamento para com as pessoas, se comparadas com os outros recursos.
-As pessoas como ativadores inteligentes dos outros recursos organizacionais: As pessoas como sujeitos ativos que dão vida aos outros recursos.
-As pessoas como parceiros da organização: Através dos funcionários as organizações são conduzidas ao sucesso.
A gestão de pessoas possui atividades divididas em seis subsistemas interligados e interdependentes:
-Provendo pessoas: Há a inclusão de novas pessoas na organização. São processos de abertura de vagas, recrutamento (anúncio da vaga) e seleção (escolha do candidato).
-Alocando pessoas: São processos ligados a colocar as pessoas no exercício da função. Inclui análise e descrição do cargo e a avaliação de desempenho.
-Recompensando pessoas: Incentivar a execução das atividades e oferecer algo em troca pelos seus esforços. São planos de cargos, salários, carreiras e remunerações.
-Desenvolvendo pessoas: É a capacitação e evolução profissional. São treinamentos e desenvolvimento.
-Mantendo pessoas: É quando a organização cria condições satisfatórias para que os funcionários queiram continuar trabalhando. Entre os principais aspectos estão a cultura e clima organizacional e a saúde e segurança no trabalho.
-Controlando pessoas: Acompanha e monitora o comportamento das pessoas para verificar resultados. Incluem os sistemas de informações gerencias e processamento de dados.
O capital intelectual é a oferta que os recursos humanos disponibilizam no mercado. Seja por meio de talento (capacidade natural) ou vocação (capacidade adquirida). Por esse motivo o conhecimento é a moeda mais valiosa que as pessoas possuem no mercado de trabalho. Seja prático ou teórico, ele está presente em todos os subsistemas de gestão de pessoas. Na agregação pessoas com mais conhecimento têm mais chances de serem contratadas. Na alocação elas têm melhor desempenho. Na recompensa as pessoas bem dotadas de conhecimento têm melhores remunerações.No desenvolvimento, elas evoluem mais rápido. Na manutenção elas são facilmente retidas. E no controle elas fornecem mais confiança e são mais facilmente monitoradas.
Por isso podemos dizer que toda organização lida com aprendizagem e é uma grande gestora de conhecimento. Por meio da aprendizagem organizacional as pessoas aprendem e se desenvolvem. E apenas através do desenvolvimento das pessoas é que a organização pode se desenvolver. Então a educação corporativa e o treinamento e desenvolvimento são peças chaves para o sucesso. Mesmo porque a inteligência proporcionada pelo conhecimento é a principal diferenciação das pessoas dos outros recursos.
Escrito em 23/12/2017
Conheça meu trabalho através do link: https://clinicasevenconsul.wixsite.com/website?fbclid=IwAR1Ce8ixWoTN4O0nkBJQWLpNXHcm0e5M2s8wfDdxRPpYVyojznmZUWUQuSE
-As pessoas como seres humanos: É preciso haver uma diferença no tratamento para com as pessoas, se comparadas com os outros recursos.
-As pessoas como ativadores inteligentes dos outros recursos organizacionais: As pessoas como sujeitos ativos que dão vida aos outros recursos.
-As pessoas como parceiros da organização: Através dos funcionários as organizações são conduzidas ao sucesso.
A gestão de pessoas possui atividades divididas em seis subsistemas interligados e interdependentes:
-Provendo pessoas: Há a inclusão de novas pessoas na organização. São processos de abertura de vagas, recrutamento (anúncio da vaga) e seleção (escolha do candidato).
-Alocando pessoas: São processos ligados a colocar as pessoas no exercício da função. Inclui análise e descrição do cargo e a avaliação de desempenho.
-Recompensando pessoas: Incentivar a execução das atividades e oferecer algo em troca pelos seus esforços. São planos de cargos, salários, carreiras e remunerações.
-Desenvolvendo pessoas: É a capacitação e evolução profissional. São treinamentos e desenvolvimento.
-Mantendo pessoas: É quando a organização cria condições satisfatórias para que os funcionários queiram continuar trabalhando. Entre os principais aspectos estão a cultura e clima organizacional e a saúde e segurança no trabalho.
-Controlando pessoas: Acompanha e monitora o comportamento das pessoas para verificar resultados. Incluem os sistemas de informações gerencias e processamento de dados.
O capital intelectual é a oferta que os recursos humanos disponibilizam no mercado. Seja por meio de talento (capacidade natural) ou vocação (capacidade adquirida). Por esse motivo o conhecimento é a moeda mais valiosa que as pessoas possuem no mercado de trabalho. Seja prático ou teórico, ele está presente em todos os subsistemas de gestão de pessoas. Na agregação pessoas com mais conhecimento têm mais chances de serem contratadas. Na alocação elas têm melhor desempenho. Na recompensa as pessoas bem dotadas de conhecimento têm melhores remunerações.No desenvolvimento, elas evoluem mais rápido. Na manutenção elas são facilmente retidas. E no controle elas fornecem mais confiança e são mais facilmente monitoradas.
Por isso podemos dizer que toda organização lida com aprendizagem e é uma grande gestora de conhecimento. Por meio da aprendizagem organizacional as pessoas aprendem e se desenvolvem. E apenas através do desenvolvimento das pessoas é que a organização pode se desenvolver. Então a educação corporativa e o treinamento e desenvolvimento são peças chaves para o sucesso. Mesmo porque a inteligência proporcionada pelo conhecimento é a principal diferenciação das pessoas dos outros recursos.
Escrito em 23/12/2017
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